Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

.Perdão.

Eaí pessoal, tudo certo?
Pra quem não sabe, eu to no CTD (Centro de Treinamento e Discipulado) no PV, esse ano.
E um dos projetos que a gente tem aqui é que a cada semana a gente tem uma palavra pra estudar.
Bom, a palavra dessa semana no CTD é Perdão. E nós estamos fazendo um trabalho em cima disso. A gente pegou vários textos, e fez três pontos.

Na Bíblia, em vários momentos Deus fala sobre perdão. E nós pegamos três maneiras (podem até existir mais, mas nós achamos que essas são as principais) que a Bíblia fala em ele.

1º - Um dos jeitos é o perdão de Deus para conosco. Miquéias 7:18-19 “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” Deus nos perdoa em toda e qualquer situação. E, um dos significados de perdão, lembrem-se, é esquecer. Não um esquecer como se nada tivesse acontecido mesmo, mas um lembrar-se de que fomos perdoados, mas não recordar do pecado em si. Deus joga os nossos pecados no fundo do mar, e não vai trazer eles de volta.

2º - Outro jeito que a Bíblia fala sobre perdão é o de pedir perdão para os outros. Vamos ver no texto aqui: “E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.” Lucas 17:4 Tá, agora vocês podem pensar “Ah, esse texto é sobre perdoar, não sobre pedir perdão!” Sim, mas não só isso. Ele é uma base bíblica de que devemos sempre pedir perdão aos nossos irmãos, próximos etc. E sempre não significa “quando eu não tiver que me humilhar para fazer isso”. Significa sempre mesmo! Você tem algum desentendimento com seu irmão? Vai e resolve! "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”Mateus 5:23-24 .

3º - O outro jeito que vimos que a Bíblia fala sobre perdão, é na situação de nós perdoarmos os nossos irmãos. Usando o mesmo texto de antes: “E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.” Lucas 17:4 , ele fala que não importa quantas vezes no mesmo dia, nós devemos perdoar. E, na minha opinião, como nós recebemos o maior perdão de todos, da parte de Deus, através de Cristo, nós devíamos nos sentir gratos por isso e “passar isso adiante”! Um baita exemplo na Bíblia sobre perdoar é José. José foi jogado num poço pelos irmãos, vendido, e tido como morto para o pai, por causa dos irmãos. Mas, mesmo assim, muitos anos depois, quando ele encontrou seus irmãos de novo, ele resolveu perdoá-los, mesmo podendo negar comida a eles. (Gênesis 45) Nisso vemos mais uma coisa: perdoar também é esquecer dos pecados passados, mas, porém, entretanto, todavia, esquecer NÃO é perdoar. Esquecer é negar que algo de ruim aconteceu e não querer tratar isso.

É isso aí pessoal, espero que vocês tenham curtido esse post, meio em grupo! ^^

Abraços a todos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lugar de Pecador é....

Eaí pessoal, tudo certo?
Essa semana aconteceu um fato que me deixou intrigado (não, não foi o casamento real). Foi a morte do Osama Bin Laden, e o modo como vários cristãos estão tratando a situação.
Esse post não tem nenhuma visão política, e vou dizer isso agora e no final do post, não estou defendendo Osama Bin Laden, nem o que ele fez. Apenas quero que vocês reflitam um pouco nisso.


‎"Estou triste hoje, porque um homem que provavelmente não conhecia Jesus morreu. 'Não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva.' - Deus (Ezequiel 33:11)" Mike Donehey
1 Samuel 2:6 "O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela." 
Tudo bem que o Osama tirou muitas vidas, e isso é um pecado. Mas quantas pessoas já magoamos com nossas mentiras, fofocas, desprezos, olhares, indiferenças.. Todas essas coisas são pecados, e afetam pessoas à nossa volta, mas nem por isso somos castigados ou recebemos a pena de "olho por olho". Deus nos deu a Sua graça e Seu amor, mesmo nós sendo muito sujos e pecadores; e Ele deu essas coisas para todo o mundo. João 3:16-17 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." Deus, acredite você ou não, amava o Osama, apesar de tudo o que ele fez. Ele nos ama mesmo quando estamos imersos na lama do pecado, não interessando quais sejam eles.
Vocês podem dizer então "Ah, todos os pecados tem consequências." Tá, todos tem. Mas quem somos nós pra determinar quais são essas consequências?
Bom, o cara foi executado. Isso é motivo pra comemoração??? Repito: 'Não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva.' - Deus (Ezequiel 33:11) E mais uma vez repito, se Deus não tem prazer, porque nós, que somos tão sujos quanto o Bin Laden, vamos nos alegrar nisso? Lembrem-se, não existem menos corruptos ou mais corruptos. Existem puros e impuros. Uma camiseta branca, se tiver uma pequena mancha vermelha nela, ainda estará limpa?
Muito bem,  "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23. Então tá, se todos que forem pecadores (ou mais) como ele [Osama Bin Laden] merecem morrer, me candidato a ser o primeiro da fila. Sou tão "mendigo" quanto ele, a única diferença, é que eu encontrei onde há pão, ele não. Não somos melhores que ele.  I Tm. 1:15 "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal."
Outra que já ouvi. "Tá, mas ele matou muita gente que não conheceu Jesus" Bom, me diz então, qual é pior: o Osama Bin Laden, que matou milhares (senão milhões) de pessoas que nunca chegaram a conhecer a Cristo, ou o Timóteo Thober, que em um mês, passa por mais de um milhão de pessoas que podem morrer a qualquer instante, sem conhecer a Cristo, e não fala de Jesus pra elas?
Meu intuito não é defender o Osama nem nada do que ele fez. Só estou dizendo que devemos olhar essa situação com outros olhos além dos de "falsa moralidade" com que o mundo está olhando; devemos olhar pra isso como cristãos, como seguidores de Cristo.

Abraços a todos vocês
Boa semana, Deus abençoe vocês!